Esse meu tempo de profundo afastamento do meu blog, que deveria ser diário me fez pensar. Na verdade eu tive dias corridos e não parei tanto assim para pensar, eram apenas pensamentos corridos que eu cortava por que não queria pensar. O humano sofre quando olha para dentro de si, isso é uma verdade entre muitas espalhadas por ai.
Mas eu quis pensar agora, e escrever enquanto penso. E do ponto de partida do termo Hikikomori...
De acordo com a famosa Wikipédia Hikikomori é o seguinte: é um termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico. Os hikikomori são pessoas geralmente jovens entre 18 a 34 anos que se retiram completamente da sociedade, evitando contato com outras pessoas. Em geral, moram sozinhos ou com os pais e dedicam a internet, mangas, animes e video games como forma de preencher o tempo e viver num mundo isolado fantasiando a realidade. Os individuos tem seu desenvolvimento social paralisado afetando o processo natural de amadurecimento.
E parei para pensar e analisar a minha vida social que a cada dia mais parece uma piada degradante sobre como um ser humano deveria ou não agir, seria mesmo culpa da tecnologia as pessoas decidirem simplesmente viver a par de uma vida social, ou das próprias pessoas?
Eu realmente tenho vida social? Acho que talvez o Mínimo possível para sair de casa. Então eu seria uma boa candidata a Hikikomori, por que a minha vontade de sair de casa e falar com pessoas cada vez diminui mais, elas abrem a boca e eu pense. “Mas que merda é essa.” Com mais freqüência que antes.
Eu converso com poucas pessoas com apenas duas delas sou realmente sincera ao dizer o que penso e sinto. O Mundo tem sido um lugar parado para mim, eu não confio na maioria das pessoas, não quero contato com a maioria delas, e mais, pela falta de contato as faço pensar o que quiserem.
Podem pensar em me afastar da internet, mas isso não adiantaria nada. Muitas pessoas confundem o Hikikomori com vicio pela internet o que não é, ao contrario, eu diria que a internet impede que eu me recuse por completo a falar com pessoas.
Eu estou agindo da forma politicamente correta, falo o que elas querem ouvir a maioria não corre de fato a atrás e ainda acha que perguntar se está tudo bem resolve as coisas. Não é por que eu digo que está tudo bem que de fato está.
As pessoas que eu vejo por ai são pessoas desprezíveis capaz de esquecer tudo por um mero egoísmo, e tratando todos como objetos. Um livro nunca vai me trair ou magoar, um anime vai sempre ter um final parecido com o que eu quero, e quando eu escrevo eu posso ser eu mesma sem ter que usar a máscara do agradável.
Eu não tenho que agradar ninguém, eu só quero poder ficar no meu quarto, lendo e fazendo o que me der na telha por que não há nada que eu ache mais interessante do que isso. Nada para mim parece melhor. Por que não importa quantas pessoas que você conheça. Elas nunca vão ser completamente sinceras, se forem não vão estar perto o suficiente, e cedo ou tarde você vai deixar de ser interessante.