Esse meu tempo de profundo afastamento do meu blog, que deveria ser diário me fez pensar. Na verdade eu tive dias corridos e não parei tanto assim para pensar, eram apenas pensamentos corridos que eu cortava por que não queria pensar. O humano sofre quando olha para dentro de si, isso é uma verdade entre muitas espalhadas por ai.
Mas eu quis pensar agora, e escrever enquanto penso. E do ponto de partida do termo Hikikomori...
De acordo com a famosa Wikipédia Hikikomori é o seguinte: é um termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico. Os hikikomori são pessoas geralmente jovens entre 18 a 34 anos que se retiram completamente da sociedade, evitando contato com outras pessoas. Em geral, moram sozinhos ou com os pais e dedicam a internet, mangas, animes e video games como forma de preencher o tempo e viver num mundo isolado fantasiando a realidade. Os individuos tem seu desenvolvimento social paralisado afetando o processo natural de amadurecimento.
E parei para pensar e analisar a minha vida social que a cada dia mais parece uma piada degradante sobre como um ser humano deveria ou não agir, seria mesmo culpa da tecnologia as pessoas decidirem simplesmente viver a par de uma vida social, ou das próprias pessoas?
Eu realmente tenho vida social? Acho que talvez o Mínimo possível para sair de casa. Então eu seria uma boa candidata a Hikikomori, por que a minha vontade de sair de casa e falar com pessoas cada vez diminui mais, elas abrem a boca e eu pense. “Mas que merda é essa.” Com mais freqüência que antes.
Eu converso com poucas pessoas com apenas duas delas sou realmente sincera ao dizer o que penso e sinto. O Mundo tem sido um lugar parado para mim, eu não confio na maioria das pessoas, não quero contato com a maioria delas, e mais, pela falta de contato as faço pensar o que quiserem.
Podem pensar em me afastar da internet, mas isso não adiantaria nada. Muitas pessoas confundem o Hikikomori com vicio pela internet o que não é, ao contrario, eu diria que a internet impede que eu me recuse por completo a falar com pessoas.
Eu estou agindo da forma politicamente correta, falo o que elas querem ouvir a maioria não corre de fato a atrás e ainda acha que perguntar se está tudo bem resolve as coisas. Não é por que eu digo que está tudo bem que de fato está.
As pessoas que eu vejo por ai são pessoas desprezíveis capaz de esquecer tudo por um mero egoísmo, e tratando todos como objetos. Um livro nunca vai me trair ou magoar, um anime vai sempre ter um final parecido com o que eu quero, e quando eu escrevo eu posso ser eu mesma sem ter que usar a máscara do agradável.
Eu não tenho que agradar ninguém, eu só quero poder ficar no meu quarto, lendo e fazendo o que me der na telha por que não há nada que eu ache mais interessante do que isso. Nada para mim parece melhor. Por que não importa quantas pessoas que você conheça. Elas nunca vão ser completamente sinceras, se forem não vão estar perto o suficiente, e cedo ou tarde você vai deixar de ser interessante.
3 comentários:
28 de fevereiro de 2009 às 16:51
Oi, anjinho
Realmente tinha tempos que você nao atualizava o seu blog....
Nao sei se te falei, mas tem um anime sobre Hikikomori chamado NHK. Eu nunca vi, mas dizem q é mt bom, talvez vc devesse ver.
O fato de você estar se isolando das pessoas, me preocupa um pouco. Nao acho q vc deva mudar isso apenas para agradar os outros, ou como se fosse uma "obrigação". Mas... sei la...
Queria estar aí pra cuidar de você e te animar.
Em breve poderei fazer isso. Entao, espere por isso, ok?!?!
Te amo mt mt mt mt mt mesmo!!!!!
19 de setembro de 2010 às 12:06
sempre me achei estranho por ser um hikomori, na verdade eu só fui descobrir isso a poucos meses, eu achava que eu era totalmente estranho nesse mundo, afinal não á ninguém que me entenda, estava muito triste ultimamante,as pessoas dizem que sempre vou ser uma decepção por isso, fiquei realmente feliz por ver que tem pessoas como eu nesse mundo,sua existençia me alegrou.obrigado.
6 de dezembro de 2010 às 19:46
Acho que eu sou um!!!
Não gosto de sair pras baladas e tal como meu irmão gemio, prefiro ficar sozinho em casa no pc ou no video-game, não vejo graça estar no meio de varias pessoas ouvindo musica eletronica, porem eu gosto de ter amigos, mas so na escola, eu raramente saio pra casa de um, a n ser se for para fazer coisas do meu interesse como ganhar no video game ou ver algo relacionado a animes, quase
todos meus colegas tem um certo preconceito de animes, as veses eu odeio alguns, por não acherem interessantes quando eu começo a conversar sobre animes, historias bizarras e coisas que podem acontecer com ele quando sairem da escola(do tipo, vc pode escorregar e quebrar o pescoço, ou ser atropelado enfrente sua casa, tome cuidado, não morra hoje)
Postar um comentário